Instituto Terra Firme completa um ano com avanços sociais e adesão ao Pacto Global da ONU

Notícia Originalmente Publicada pelo Ba de Valor.

Em comemoração ao seu primeiro ano de atividades, o Instituto Terra Firme realiza um jantar especial na noite desta segunda-feira (04), no restaurante Amado, reunindo parceiros, apoiadores e embaixadores para celebrar suas soluções de impacto positivo e o compromisso com as comunidades em situação de vulnerabilidade.

Durante o evento, serão discutidos os resultados alcançados e as próximas etapas dos projetos que marcam essa trajetória, como o Programa de Aceleração de Carreiras de Mulheres Negras, o Carinho de Mãe, a Cozinha do Amanhã e o Centro de Treinamento de Mulheres Campeãs. Essas iniciativas simbolizam o empenho em promover o protagonismo feminino, a formação profissional e o combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Para 2025, o Instituto Terra Firme planeja expandir e fortalecer suas ações em áreas estratégicas para o desenvolvimento social e sustentável. A recente adesão ao Pacto Global da ONU reforça o compromisso da organização em ampliar seu impacto em novas regiões, sempre fiel ao lema: “Para semear o que a Bahia e o Brasil têm de melhor”.

Fundado em 2023, o Instituto Terra Firme tem como missão combater a pobreza e as desigualdades sociais, promovendo ações em diversas áreas. Entre suas principais iniciativas estão:

  • Combate à fome e à insegurança alimentar: Através de programas como o edital “Comer é o Começo de Tudo”, o Instituto busca garantir o acesso à alimentação de qualidade para as famílias mais vulneráveis;
  • Proteção à infância: Investindo no futuro das crianças e jovens, o Instituto oferece programas que promovem o desenvolvimento integral;
  • Combate à violência contra a mulher: O Instituto desenvolve ações de conscientização e apoio às vítimas, lutando por um mundo livre de violência contra a mulher;
  • Incentivo à educação e ao empreendedorismo: Acreditando no poder transformador da educação, o Instituto investe em projetos que promovem o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho;
  • Preservação da biodiversidade: O Instituto também se preocupa com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade.

Projetos

O Instituto Terra Firme atua em parceria com o governo, empresas, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral, construindo uma rede de apoio para os mais vulneráveis. Desde outubro, o Instituto faz parte do Pacto Global da ONU, um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Uma das ações de destaque é o Projeto Carinho de Mãe, que tem o objetivo de cuidar das mães e dos bebês por meio de acompanhamento médico, orientação sobre cuidados com o bebê, grupos de apoio e doações de itens essenciais. Segundo a presidente do Instituto, Flávia Lima, os primeiros 100 dias de uma criança são cruciais para o crescimento físico e desenvolvimento intelectual e social.

Flávia Peres Lima

Natural de Brasília, a fundadora e presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima, foi ministra-chefe da Secretaria de Governo do Brasil de 2021 a 2022 e deputada federal entre 2019 e 2023. A ideia de criar o Instituto surgiu de seu objetivo de combater a fome e as desigualdades sociais para a população vulnerável da Bahia.

Para ler a notícia completa clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn